Quantcast
Channel: A ARTE DE EDUARDO SCHLOESSER
Viewing all articles
Browse latest Browse all 708

GAVIÃO NEGRO

$
0
0


Hawkman, da DC Comics ou Gavião Negro, como é conhecido no Brasil, era um dos personagens que mais me encantaram na infância, eu lia os gibis da Ebal (talvez desenhados pelo genial Joe Kubert, não tenho certeza, naquela época eu não me ligava muito nos nomes de quem escrevia e/ou  ilustrava as histórias), mas muito pouco do conteúdo me ficou na mente. Tenho ainda uma mini série da Abril escrita e desenhada pelo Timothy Truman nos anos 80 que quero reler assim que possível.
O motivo desta nostalgia, como podem perceber, é esta arte que um fã e amigo de Brasília, me encomendou.


Gosto muito deste tipo de trabalho, dar vida a todos esses personagens do passado, muitos deles um tanto esquecidos ou mesmo ignorados pela geração atual. Se pudesse faria apenas isto o resto da minha vida.
Comissões estão cada vez mais populares pelo mundo afora, a internet possibilitou esta interação do público com seu artista preferido; mediante a um preço (coisa que varia de desenhista para desenhista, quanto mais famoso mais caro ele cobra, é claro) você pode ter das mãos dele uma obra original.
O bolso do brasileiro infelizmente não me permite cobrar um valor muito alto, ainda mais eu que não sou celebridade do meio. Mas dá para ganhar uma grana legal e ainda se divertir - Hawkman é muito inspirador para qualquer artista - se tivesse uma ou duas por semana eu ficaria muito satisfeito. Conheço uns caras, nem tão bons assim, que pegam muitas encomendas, tantas que mal dão conta. Deve haver uma forma de contato que eu desconheço, talvez tenham aquele chamado "tino comercial", ou agentes ou sejam muito rápidos na entrega ou sei lá o quê. Meu problema é ser desorganizado (indisciplinado?), e principalmente, muito lento. Na verdade não sou lento, mas demoro muito na elaboração do trabalho, faço mil estudos de posições e nunca estou satisfeito, enfim....


Esta foi uma semana bem difícil para mim e toda a família. Meu irmão médico teve um problema de saúde e está na UTI. Como o caso é grave, tive momentos horríveis, sou muito ligado a meus irmãos. Felizmente, agora o quadro dele é estável, embora ainda inspire muitos cuidados; tenho fé em Deus que ele vai se recuperar bem e voltar à sua rotina de vida.
Sabia que ele era muito querido e tido como grande profissional mas ao visitar a página dele no Facebook, confesso que fiquei surpreso ao ver o número de pessoas se manifestando com mensagens e orações pela vida dele.


Ontem (19) foi aniversário do Edgar Allan Poe e a Editora Clepsidra realizou um evento que envolvia exibição de curtas do início do século 20, palestras, leitura de alguns contos por atores, venda de esculturas e camisetas, cerveja artesanal com o rosto do aniversariante nos rótulos e o lançamento oficial de A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE escrito pelo ficcionista Rubens Lucchetti e ilustrado por mim.


Ainda não recebi retorno, por isto não sei dizer qual foi o nível de aceitação do livro, mas vi o comentário de um leitor dizendo que a história o deixou sufocado, a agonia do protagonista se comparava ao do personagem do Will Smith em A Busca Da Felicidade e um outro o comparou ao Frankenstein ilustrado pelo Bernie Wrightson, o mestre do macabro. Um exagero, claro, mas é um elogio que mostra que todo esforço e expectativa valeram a pena. 

Do jeito que a minha vida anda, mais que nunca, reside em mim a incerteza se estarei aqui na próxima semana. Mas Deus sabe.

Abraços e beijos a todos!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 708